CURIOSIDADES

Compreender os hábitos e comportamentos dos roedores é uma forma de conhecê-los melhor e, assim, entender como realizar um controle de maneira mais precisa e efetiva.

Pensando nisso, preparamos uma lista com sete curiosidades a respeito dessa praga comum no ambiente de criação animal e instalações rurais.

  1. Roedores podem proliferar de forma rápida. Esses animais são sexualmente maduros já na sexta semana de vida. As fêmeas da ratazana, por exemplo, são capazes de gerar até 14 filhotes por ano. Em condições ambientais favoráveis, estes filhotes podem atingir a maturidade sexual – e se reproduzir – após pouco mais de 2 meses do seu nascimento.
  2. Os ratos podem ser encontrados em todo o território terrestre, exceto em regiões com clima extremamente frio, como as regiões polares.
  3. Devido à flexibilidade de seus corpos, os roedores conseguem se mover facilmente no interior de canos e tubulações. Além disso, podem segurar a respiração dentro d’água – o que facilita sua entrada nas instalações, através de esgotos e vasos sanitários.
  4. Esses animais têm uma ótima noção de espaço, sendo capazes de encontrar novos caminhos, criar atalhos e rapidamente infestar uma nova edificação.
  5. Os roedores estão relacionados à transmissão de diversas doenças, como leptospirose, peste bubônica, salmonelose e hantavirose. Algumas delas podem afetar tanto os animais quanto os seres humanos.
  6. O controle químico de roedores em áreas rurais é o método mais utilizado para eliminar infestações já existentes. A técnica consiste na utilização de rodenticidas, com substâncias anticoagulantes, que são colocados nos locais de passagem ou de visitação dessas pragas.
  7. Entre as espécies de roedores de maior importância econômica, as ratazanas (Rattus norvegicus) e os ratos de telhado (Rattus rattus) caracterizam-se por desconfiarem de coisas novas e podem, por isso, demorar para entrar em contato com as iscas de controle instaladas. Já os camundongos (Mus musculus) são curiosos e tendem a interagir com a isca mais rapidamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, podemos ajudar?