Logo SITE SANPRAG Dedetizadora em São Carlos - Dedetização em São Carlos - Identidade

ESCORPIÕES

Natureza dos Escorpiões

Quem deseja se confrontar com um escorpião, afinal? O animal é pequeno, porém algumas espécies possuem venenos perigosos para a saúde humana, principalmente para pessoas sensíveis como crianças e idosos, por exemplo. Possuem um ferrão com uma glândula de veneno que assusta.
Com o desmatamento de algumas regiões, os escorpiões avançaram, inclusive, para centros urbanos. Com isso eles invadem residências, escritórios, galpões, depósitos e outros locais que oferecem abrigo e alimento. São considerados pragas urbanas e seu controle deve ser realizado para evitar aumento indiscriminado de indivíduos. 
Os escorpiões encontram-se distribuídos em todas as regiões brasileiras e nos mais diversos ecossistemas. Porém, o aumento de sua população acontece nos períodos mais quente e chuvosos como na primavera e no verão.
As principais espécies existentes no Brasil são: Tityus serrulatus, Tityus stigmurus e Tityus bahiensis.
Ao contrário do que se pensa, os escorpiões não atacam as pessoas. Quando picam, eles apenas se defendem de um membro que invadiu o seu território. Como os animais se abrigam em locais inesperados, é fácil se surpreender com um deles no meio de pedras, entulhos e até calçados dentro de casa.
Para que não ocorram acidentes é primordial ficar atento e ao menor sinal, realizar o controle de escorpiões com uma empresa especializada. Não tente combater o animal sozinho e nem utilize inseticidas que vão causar intoxicação e não vão resolver o problema. Sabendo disso, a dedetização de escorpiões se faz necessária por uma Dedetizadora em São Carlos de qualidade como é a SanPrag Dedetizadora, com técnicas corretas e profissionais.
Escorpião Amarelo

"muito interessantes"

Como indica seu nome, essa espécie tem coloração amarelada, apresentado uma mancha castanho-escura no fim da cauda (antes do telson – ferrão que inocula o veneno), além de uma serrilha. Tem uma visão pouco desenvolvida, compensada por pêlos sensoriais (sensíveis ao deslocamento de ar), que auxiliam na localização de suas presas. O escorpião amarelo mede entre 6 e 7 cm de comprimento

Hábitos e Alimentos

"canibalismo e sobrevivência"

De hábitos noturnos, os escorpiões vivem em locais escuros, quentes e úmidos. Na região urbana, são encontrados em locais com entulhos, pedras, dentro de sapatos, junto a roupas, etc. Seu hábitat natural é o Cerrado. O escorpião amarelo é carnívoro. Alimenta-se de baratas, aranhas, podendo ocorrer inclusive canibalismo. Sobrevive sem alimentação por um tempo prolongado.

Reprodução Diferente

"Assexuada"

A reprodução dos escorpiões-amarelos é curiosa, já que os machos raramente nascem. Assim, a reprodução ocorre por partenogênese. Podem ser gerados até trinta embriões. Quando nascem, os filhotes vivem no máximo duas semanas no dorso da mãe. Após esse período, se tornam independentes. A maturidade para a reprodução dessa espécie ocorre entre 1 e 3 anos de idade.

Controle e Prrevenção

"Em ambientes urbanos"

O controle de baratas em ambientes urbanos é importante para evitar problemas de saúde e danos materiais. Medidas de prevenção, como manter a limpeza do ambiente, vedar frestas e evitar acúmulo de lixo, podem ajudar a reduzir a presença de baratas.

Escorpião-amarelo

O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é um artrópode invertebrado, que pertence à classe dos aracnídeos. O escorpião amarelo é uma das 1600 espécies (e subespécies) de escorpião catalogadas em todo o mundo. No Brasil, são encontradas cerca de 140 espécies, sendo o escorpião amarelo um dos de maior incidência, sobretudo na região sudeste do país. Além de ser encontrado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, são encontrados também em Goiás, no Paraná e na Bahia.
O escorpião amarelo é considerado o mais venenoso de toda a América do Sul. Seu veneno é neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso periférico. Pode ser letal, dependendo da quantidade de veneno injetada e das condições físicas da vítima (principalmente crianças e idosos), sendo responsável pela maioria dos acidentes graves no Brasil.

Escorpião-marrom

O Tityus Bahyensis também é conhecido por escorpião marrom ou preto. Principais características: tem o tronco escuro, pernas e palpos com manchas escuras e cauda marrom-avermelhado. Não possui serrilha na cauda, e o adulto mede cerca de 7 cm. O macho é diferenciado por possuir pedipalpos volumosos com um vão arredondado entre os dedos utilizado para conter a fêmea durante a “dança nupcial” que culmina com a liberação de espermatóforo no solo e a fecundação da fêmea. Cada fêmea tem aproximadamente dois partos com 20 filhotes em média cada,por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida.

Escorpião-stigmurus

O escorpião-do-nordeste (Tityus stigmurus) tem coloração de camuflagem amarelada, para se confundir com o solo arenoso das regiões áridas em que habita. É facilmente identificado por possuir um triangulo de coloração negra sobre o cefalotórax, acompanhado de uma faixa, de coloração também escura, ao longo do corpo.

Mede em torno dos 7 cm de comprimento e se alimenta principalmente de insetos, aranhas e outros escorpiões. Como a maioria dos escorpiões, tem hábitos noturnos, sua visão é péssima e ele se orienta por pelos sensoriais, espalhados por todo o corpo, que percebem vibrações tanto do solo quanto do ar. Reproduzem-se quase que em sua totalidade por partenogênese, ou seja, não há a necessidade de um macho para acasalar. Apesar disso, existem machos e fêmeas, mas o aparecimento de machos é raro. As fêmeas dão à luz em média de 8 a 14 filhotes. A picada é dolorosa e necessita de cuidados médicos especialmente em crianças, idosos, pessoas com algum quadro de baixa imunidade ou fragilizadas por outras doenças.

Dicas para o controle de escorpiões

O escorpião amarelo pode se dispersar pelo transporte de madeiras, materiais de construção, móveis, vestimentas e qualquer outro material onde esteja escondido. Entre as medidas que podem ser tomadas para prevenir o aparecimento de escorpiões, estão:

1. Identificar e remover os locais com entulhos e restringir possíveis abrigos;

2. Manejar adequadamente o lixo e a vegetação no ambiente; Manter quintais limpo

3. Corrigir frestas e bloquear possíveis pontos de acesso;  

Reduzir a disponibilidade de alimento, realizando o monitoramento e o controle de infestações que são predadas, como é o caso da barata e aranhas.

Para que não ocorram acidentes é muito importante ficar atento e, ao menor sinal, realizar o controle de escorpiões com uma empresa especializada, que poderá utilizar os produtos devidamente registrados para esta finalidade..

Olá, podemos ajudar?